24 de nov. de 2013

a partir de hoje, todo domingo tem, dicasgastronomicasdelgringo@gmail.com

GRINGO ( dicasgastronomicasdelgringo@gmail.com) E FRANCISO ( 2X1 PRODUÇÕES )
Queridos amigos, quero começar agradecendo ao Muniz pelo convite para contribuir com esta coluna que podemos chamar de: Dicas gastronômicas del gringo, com isto quero dar início a um canal de intercâmbio de receitas para o dia, dia de nossas vidas atribuladas,  habitantes deste universo urbano chamado São Paulo, adoro escrever e adoro cozinhar e como estamos perto do dia 29 deste mês em curso , novembro!! Pensei para em esta nossa primeira receita, aproveitarmos para apreender os passos para confeccionar um nhoque de verdade, que coincidentemente correspondem aos passos que minha avô  realizava quando eu era criança, já faz tempo!!!
O Nhoque é um prato que dispensa maiores comentários. Tipicamente italiano, a receita de nhoque é preparada à base de batatas, farinha, ovos e manteiga. Mas nem sempre foi assim. Foi uma das primeiras massas italianas a ser conhecida e era feito com semolina de trigo, e, só depois do século XVII passou a ser preparado com batatas. Lembrando que a batata é de origem latino-americana, levada para as cortes europeias pelos espanhóis.
Nos dias 29 de todos os meses o nhoque é servido com uma cédula de dinheiro embaixo do prato. É a tradição do Dia da Fortuna quando os comensais praticam esta simpatia na esperança de adquirir ou perpetuar fortuna. Bem, a maior fortuna está em poder degustar este delicioso prato, rodeados de amigos, saboreando um bom vinho.
Nhoque caseiro
http://tdg.ibxk.com.br/images/layout/blank.gifTempo de preparo 1h 00min
http://tdg.ibxk.com.br/images/layout/blank.gifRendimento 4 porções
http://tdg.ibxk.com.br/images/layout/blank.gifIngredientes
1 kg de batata
1 ovo
1 colher (sopa) margarina
1 pitada de sal
1 xícara de farinha de trigo ( mais ou menos até desgrudar da mão)
Faça o molho de sua preferência (ao sugo, bolonhesa, molho branco, quatro queijos)
      Modo de Preparo
      Um dos segredos de como fazer um bom nhoque está em conseguir que a batata acumule o mínimo de água durante o seu cozimento.
   
     
Escolha a batata certa: uma das melhores, ou que pegam menos água, é a Asterix (casca rosada)
Se não encontrar a batata Asterix, compre qualquer uma, mas cozinhe a batata com casca, salgue depois da batata cozida.
Cozinhe a batata no microondas: faça furos nas batatas, com casca, com um garfo, leve ao microondas na potência e tempo indicado no manual por peso de batata, em uma panela de cozimento a vapor para microondas, com um dedo de água no fundo.

Se tiver um espremedor de batatas, pode espremer com casca e tudo, pois o espremedor se encarrega de separar a casca para você.
Misture bem todos os ingredientes, adicionando a farinha aos poucos, até ficar uma massa lisa e homogênea.
Deixe descansar por 10 minutos. Espalhe farinha de trigo numa superfície lisa e, com pequenas porções da massa, faça um cordão de aproximadamente 1 dedo de espessura.
Corte os pedacinhos e espalhe numa assadeira enfarinhada.

Alguns acreditam que neste ponto o nhoque já pode ir para panela com agua, esperar boiar depois escorres jogar o molho e pronto!!!!!!!
Temos este nhoque, lindo!!

Bom amiguitos agora vem à dica do gringo como fazia minha avô, ela tinha um instrumento que até hoje deve existir em alguma cozinha deste lado do mundo.
E nele rolava este quadradinho de massa e ficava parecendo um caracol de listra, onde o sugo do molho se aloja tornando esta massa mais deliciosa ainda.

Dito instrumento era mais ou menos assim:
Também para aqueles que queiram comer este tipo de nhoque, outra dica do gringo, soluções práticas na cozinha, nosso velho amigo garfo nos da uma força.
Fácil, fácil, alguma tentativas, e desenrola a enrolação do nhoque, tente!!!!! Pode ser divertido, se lembramos de que já estamos testando a harmonização vinícola, preparando o molho, conversando com..................................

Vai ficando assim, distribua tudo numa bancada ou em uma assadeira, sempre enfarinhando a superfície, vai depender da proporção da receita para dois, três ou seis pessoas, o limite são a fome dos comensais e a disposição de espaço, nestes apartamentos modernos que quando entra o sol eu devo espera fora, pois não cabemos os dois, é muito apertado!!!!
Deixa descansar uns minutos, já temos a água com sal fervendo e pronta para receber a primeira parte dos nhoques, cuidado com os respingos, pode usar uma espumadeira grande para  ir colocando aos poucos, deixe as crianças longe brincando com restinhos de massa, e se comerem não é veneno, só não deixe comer um quilo cru, pois vai entupir.........
Alguns também usam o garfo para dar uma amassada na massinha também vale, sabem sobre gosto não tem nada definido, criativo e ousado na cozinha apura nosso paladar, experimente!!!!.
Quando os nhoques começarem a flutuar, pode retirar com uma espumadeira e reservar em um marinex, no qual adicionaremos o molho de preferência, um pouco de queijo ralado, servir preferencialmente em prato fundo, enfeite com um verdinho, pode ser manjericão, fica gostoso e quebra a monotonia do vermelho, se for ao sugo ou bolonhesa.
Nas próximas entregas, veremos molhos e outros tipos de ingredientes para preparar a massa do nhoque, acredito que teremos alguns artigos, espero que gostem e curtam muito!!. Pratiquem! Dúvidas e perguntas??? Entrem em contato com nossa coluna, pois       é  tudu nosso.
Abraço do gringo               E bom apetite!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  dicasgastronomicasdelgringo@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário