Consciência alimentar
Este antigo abito de colocarmos alimentos em nosso organismo para podermos ter energia e realizar nossos atos de vida, é essencial hoje, seja de uma forma consciente.
Por quê? Simples, hoje o alimento que temos a disposição, na sua grande maioria é artificial e carregado de substancia nocivas a saúde de nosso corpo físico, que por ter um nível de resistência e de tolerância muito alto, assimila, se adapta, acostuma e se acomoda a uma dieta rica em calorias, conservantes, corantes, adoçantes, agrotóxicos, poluição, que no fim torna a nosso alimento em uma bomba de tempo, onde a única certeza é que vamos adoecer de hipertensão diabetes, problemas cardíacos, derrames, problemas circulatório, articulares e sem falar em câncer, das mais variadas espécies, e vamos morrer doentes, se chegamos a velhos!!
A ingesta de alimento é necessária para manter a vida, a grande armadilha e o gosto, pois geralmente o “gotoso” é um veneno para a saúde ao longo do tempo, As gorduras trans estão aí para dar gosto de gostoso; por isto uma dica, não se atenha a uma dieta na qual está presente uma variedade de alimentos. A manutenção da saúde se dá com uma dieta balanceada e variada em cores, nutrientes. Para isto como já falei, a hora da compra é fundamental, e para isto ter sucesso devemos planejar nossa alimentação, conforme nossas necessidades, que trabalho está desempenhando? Braçal? Intelectual? Faz academia? Trabalhamos sentado ou caminhando? É estudante? E nossos filhos? Idade, sexo.
Cada período de nossa vida requer um alimento, por exemplo, vejo muitas pessoas trabalhando em escritórios que na hora do almoço se empanturram de comida e depois ficam sentados ate 18h00min, saem e se enchem de cerveja e salgados, e depois não quere ter problemas de pressão, obesidade, colesterol, etc.
Podemos viver comendo de tudo, nosso organismo é onívoro, ou seja, podemos comer de tudo, nosso trato digestivo processa os alimentos naturais, com facilidade, verduras, legumes, cereais, frutas, proteínas, o problema está na hora da química que destrói nossas células e desgasta nossa energia, necessária para viver, trabalhar, estudar, ou por que você acha que da sonolência depois de uma feijoada ou um prato mais pesado?
Temos uma variedade de dietas, algumas malucas, algumas corretas; hoje está em moda uma dieta que eu já praticava nos anos 80, era naturista, hoje é Paleolítica, e consiste em se
alimentar sem produtos químicos, ou seja, produtos orgânicos, naturais, sem aditivos de agrotóxico, conservantes, sem farinha de trigo refinada e seus derivados, grande veneno da saúde ao igual do que o açúcar refinado e seus derivados, estes dois produtos em excesso se tornam destrutivos o causadores de um sem numero de problemas.
Continua
Abraço do Gringo